0

Governo do Piauí abre 540 vagas para PM e Corpo de Bombeiros

Posted by Jeferson Antunes on 12/02/2009 12:16:00 PM in , ,
O governo do Piauí está com as inscrições abertas para 540 vagas de soldado para a Polícia Militar e para o Corpo de Bombeiros para todo o estado. É preciso ter nível médio completo. A remuneração durante o curso de formação é de R$ 563,50 (leia aqui o edital).

Para a Polícia Militar são 450 vagas para soldado masculino e 50 para soldado feminino. As oportunidades são para Parnaíba, Floriano, Picos, Corrente, Uruçuí, São Raimundo Nonato, Piripiri, Paulistana, Oeiras e região metropolitana de Teresina.

Para o Corpo de Bombeiros há 36 vagas para soldado masculino e 4 para soldado feminino. As chances são para Campo Maior, Esperantina, Piripiri, São Raimundo Nonato e Teresina.

As inscrições devem ser feita pelo site www.uespi.br/nucepe, até as 18h do dia 11 de dezembro (horário do Piauí). A taxa é de R$ 65.
Os interessados devem ter nível médio completo, carteira de habilitação do tipo AB (carro e moto) na data da posse e ter nascido entre 24 de novembro de 1978 e 11 de dezembro de 1991.

Os candidatos serão submetidos a provas objetivas, exame de aptidão física, exame psicológico e investigação social. Os aprovados deverão participar do curso de formação profissional, com duração de 900 horas/aula.

As provas objetivas estão previstas para serem aplicadas no dia 17 de janeiro de 2010.

Fonte: G1

Profissões Digitais - advogado digital




Um bom exemplo é o direito, que ganha roupagem nova. A diferença do advogado digital é que ele acaba assumindo uma função estratégica, de orientação. No direito, as leis têm de se adaptar às novidades digitais, mas muitas vezes a realidade atropela essa adaptação. Nessa hora, entra o advogado digital no papel de consultor.

Fonte: Olhar Digital

|
0

O trem é necessário

Posted by Jeferson Antunes on 12/02/2009 10:13:00 AM in , , , , , ,
O trem do Cariri, ao invés do que dizem alguns iluminados da imprensa da região é importante sim. É inclusive oportuno resgatar que a destruição do setor se deu exatamente nos governos neoliberais de Fernando Collor e Fernando Henrique Cardoso. Nos países mais desenvolvidos os trens e metrôs tem papel destacado no sistema de transporte. No Brasil foi destruído por que para os empresários e monopólios é muito mais interessante estradas, que precisam ser recuperadas. Nas estradas os custos do governo são bem maiores, e alguma empresa privada faz o trabalho, e o custo é de milhões de reais. As despesas com as estradas é bem maior e o custo para o consumidor também. Não interessa aos grandes empresários a consolidação ou o retorno dos trens. Isso dá pouco lucro, se comparado ao sistema rodoviário.

Fonte: Blog do Tarso Araújo e imagem do Blog do Crato

Brasil tem currículo e carreira docente ruins, aponta documento


Os itens da educação básica em que o Brasil está mais atrasado são o desempenho dos alunos, a carreira dos professores e os padrões curriculares. Eles foram classificados como insatisfatórios pelo primeiro Boletim da Educação no Brasil, organizado pela Fundação Lemann e pelo Programa de Promoção da Reforma Educativa na América Latina e no Caribe (Preal).

Com o título Saindo da Inércia, o boletim apresentado reuniu dados sociais e educacionais que foram consolidados em nove indicadores. Para cada um deles, uma comissão de 15 especialistas atribuiu uma nota média.

O documento só revelou bons resultados nas matrículas, que aumentaram sensivelmente, e nos sistemas de avaliação de ensino, que se mostraram avançados.
Permanência na escola, equidade, investimentos, desempenho, padrões educacionais e carreira dos docentes receberam notas entre regular e insatisfatório. As informações são do jornal O Estado de São Paulo.

Google abre vagas em 2010


Pós crise econômica mundial, o Google pretende aumentar em 20% seu contingente de engenheiros no Brasil. A perspectiva é que as contratações ocorram em 2010, segundo o chefe de engenharia da empresa na América Latina, Berthier Ribeiro.

Ribeiro comanda cerca de 50 engenheiros em Belo Horizonte, que fazem parte de toda a ação global do Google, assim como participam das tomadas de decisões e modificações no Brasil.

O chefe de engenharia vê o atual momento como recuperação da empresa, o que seria o suficiente para investir em mão-de-obra qualificada para atuar no Google.

Fonte: Olhar Digital

Empresa lança livro sobre segurança infantil na rede


A F-Secure, empresa finlandesa fabricante de soluções de segurança, lançará no dia 9 de dezembro o livro “A Internet Segura do Menino Maluquinho”. Escrito por Ziraldo, ele conta a história do encontro do Menino Maluquinho com um Super-Heroi que ensina as crianças a se protegerem dos perigos da internet, como pedofilia, pornografia, jogos de azar e sequestro. O livro também traz dicas de segurança para os pais sobre as atividades praticadas pelos filhos nos computadores, além de estimular o acesso a sites educativos.

Segundo dados do Comitê Gestor da Internet, quase metade das crianças e jovens brasileiros acessa a rede sem acompanhamento dos pais e 46% dos adultos não sabem dizer o que os filhos estão vendo no computador. O livro faz parte do Projeto Social “F-Secure Por Um Mundo Melhor” e a empresa pretende distribuir 2 milhões de livros do Menino Maluquinho para alunos de instituições de ensino, bem como para todos os professores.

Fonte: Olhar Digital

Salário de professores da rede pública será debatido na AL


A Comissão de Educação, Cultura e Desporto da Assembléia Legislativa realiza nesta quarta-feira, 02, às 14h30, audiência pública para apresentar e debater a pesquisa comparativa da situação salarial dos professores da rede públcia no Brasil.

O evento, que atende à solicitação do Sindicato dos Professores e Servidores no Estado do Ceará (Apeoc) e do presidente da Comissão, deputado Artur Bruno (PT), acontecerá nos auditórios dois e quatro, do Complexo de Comissões Técnicas Aquiles Peres Mota.

Foram convidados representantes do Sindicato Apeoc, da Secretaria de Educação do Estado, do Conselho de Educação do Estado (CEC), da Associação dos Municípios e Prefeitos do Estado do Ceará (Aprece), da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-CE) e da Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado (Fetamce). Além do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Estadual (Mova-se) e do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Ceará (Sindiute).

Fonte: Ceará Agora

Agenda cultural: Centro Cultural BNB para 02/12


Especiais - Cinema- ARTE RETIRANTE
Local: SESC Crato

14h Programa de rádio

BLUES (com Michel Macedo)

Programa de Rádio semanal que divulga a programação do CCBNB Cariri em meio a muita música e informações culturais diversas. O programa faz parte de uma parceria entre o Banco do Nordeste e a Rádio Educadora do Cariri, que inclui um programação diária diversificada de segunda a sexta-feira de 14 às 15 horas. Confira.

Rádio Educadora do Cariri AM 1020. 60min.

Sessão Curumim

14h T'Choupi.

T'Choupi, maravilhado com a pequena e nova cidade na qual vai morar, encontra a liberdade com os belos dias de verão, a praia, as férias e os amigos que começa a fazer. Mas, há um mistério que assusta as crianças: o roubo de suas bicicletas. T'choupi começa a investigar o caso junto com os novos amigos Pilou e Lalou, passando por momentos de emoções e perigos. Animação. Cor. Dublado. Livre. França, 2004. 70min.

16h As Aventuras de Azur e Asmar.

Os meninos Azur e Asmar foram criados juntos pela mesma mulher, Jenane. Eles cresceram como se fossem irmãos, até serem separados. Amar cresceu ouvindo as histórias da mãe sobre a lendária Fada dos Djins e, quando se torna adulto, decide partir à sua procura, contando com a ajuda do andarilho Crapoux. É quando Azur e Asmar se reencontram, agora não mais como irmãos, mas como rivais na busca da Fada. Animação. Cor. Dublado. Livre. 2006. 109min.

Local: Caririaçu (Centro Cultural Dr. Raimundo de Oliveira Borges. Av. Francisco Barros Sobrinho, 40).

Literatura/Biblioteca- Troca de Idéias

19h Lançamento do livro Padre Cícero, de Lira Neto. 60min.

Padre Cícero é o resultado de dez anos de pesquisa de Lira Neto, autor de livros como O Inimigo do Rei: Uma biografia de José de Alencar e Maysa: só numa multidão de amores, que deu origem à minissérie da tv Globo. Nesta biografia, uma das mais aguardadas do ano, o autor se debruça sobre a vida do mais amado e controvertido líder religioso que o Brasil já teve: Cícero Romão Batista, o Padim Ciço dos romeiros e fiéis, baseado em documentos raros e inéditos, o autor reconta, com riqueza de detalhes, os noventa anos de vida do sacerdote, desde seu nascimento no sertão cearense até a consagração como líder popular. 60min.

Local: CCBNB Cariri (Rua São Pedro, 337, Juazeiro do Norte).

Fonte: CCBNB no Blog do Crato

Alunos dizem que houve fraude no vestibular da Estadual do Ceará


Candidatos que fizeram o vestibular da Universidade Estadual do Ceará (Uece) no último domingo (29) apontam falhas nas provas. A comissão executiva do vestibular reconhece que houve erro na impressão, mas descarta qualquer possibilidade de fraude.

Depois de conferir os gabaritos das provas do vestibular da Uece, eles repararam que algumas respostas já estavam marcadas. Segundo os estudantes, seis questões aparecem com o item correto diferenciado por um ponto ou um ponto sublinhado. A questão 56 da prova de espanhol está toda em negrito.

Na prova 1 de inglês, por exemplo, o item "a" da primeira questão tem um ponto final em vermelho e não preto. Segundo o gabarito, é a resposta correta. Outro exemplo é a questão 7 da mesma prova, o item "c" está diferente, pois o ponto final esta sublinhado. De novo, é o correto.

A polêmica invadiu os cursinhos e os estudantes também reclamam da fiscalização durante o vestibular.

Segundo reportagem da TV Verdes Mares, o presidente da comissão executiva do vestibular da UECE, José Maria Santiago, disse que as provas são elaboradas e impressas na própria universidade. Ele negou ainda as acusações de uma possível fraude.

O G1 tentou contato com o presidente da comissão, mas foi informado que ele não poderia atender por estar em reunião.

Recurso

Para pedir revisão de prova, os candidatos devem se dirigir pessoalmente ao campus do itaperi para dar entrada no protocolo oficial. Segundo o edital, a universidade tem sete dias para dar um retorno.

Os prazo para entrar com recurso vai até esta terça (1). O serviço funciona no Campus do Itaperi da UECE, de 8h às 12h e de 13h às 17h.
Ao G1, Andson Carlos Lacerda Coutinho, de 21 anos, contou estar indignado com o ocorrido. A irmã dele prestou vestibular para enfermagem e reparou nos itens marcados na prova. "Ela achou estranho, mas só vou se dar conta de que a prova teria sido fraudada quando conferiu o gabarito."

Ele também se queixa da exigência para que o candidato vá pessoalmente entrar com recurso. "Ainda depois de tudo o que aconteceu, eles fazem de tudo para dificultar para que os candidatos entrem com recurso. Não temos como ir pessoalmente à instituição. Moramos a cerca de 300 km de Fortaleza", afirmou.

Fonte: G1 no Site da Rádio Cetama

Seleção Classificatória 2010.1 Transferidos e Graduados URCA


Fixada as normas do Processo de Seleção Classificatória 2010.1 para admissão às vagas existentes nos Cursos de Graduação da URCA, para transferidos e Graduados.

Clique aqui e leia o Edital.

Fonte: Assessoria de Imprensa URCA

|

Copyright © 2009 Liberdade Acadêmica All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive.