0

Três Puxões

Posted by Jeferson Antunes on 12/14/2009 11:46:00 AM in , , ,
Por Cristovam Buarque

No dia 23 de abril de 2003, o MEC e a CNI assinaram um acordo que previa a alfabetização de dois milhões de adultos. O acordo era parte da estratégia de fazer o Brasil um país alfabetizado no prazo de quatro a seis anos - uma meta ambiciosa, ter todas as crianças na idade adequada e todos os adultos sabendo ler. Ou seja, alfabetizar 15 milhões de brasileiros. Ambiciosa mas possível, conforme a estratégia iniciada logo em janeiro de 2003, que tinha como base quatro revoluções, em relação ao passado.

Primeiro, criamos uma Secretaria Extraordinária para a Erradicação do Analfabetismo. Mediríamos os resultados pelo número que ainda faltava atingir, e não pelo número de alfabetizados. Segundo, pagaríamos a prefeituras, ONGs, igrejas, entidades em geral por resultado obtido - pessoa alfabetizada -, não por alfabetizador em atividade. Terceiro, pagaríamos ao analfabeto uma bolsa quando ele concluísse sua alfabetização, dando-lhe um incentivo monetário para escrever a primeira carta em sala de aula, como tinha sido feito no governo do Distrito Federal entre 95 e 98. Quarto, iniciamos a implantação de programas de leituração, que manteriam e ampliariam o horizonte de leitura dos recém-alfabetizados.

O tamanho da meta assumida pela CNI justificou a presença do Presidente da República, que fez o discurso final. Mas, em vez de elogiar o programa e usar seu carisma para pedir que todos apoiassem o programa, o presidente aproveitou para fazer uma crítica à ambição do ministro, "puxando-lhe a orelha" com a frase: "Se alfabetizarmos 5 milhões já está muito bom. Quem come apressado, come cru". Não se passaram muitos meses e o ministro foi demitido, em janeiro de 2004, mas antes conseguindo que o Presidente recebesse um prêmio da UNESCO pelo programa de erradicação do analfabetismo, em novembro de 2003.

Uma das primeiras decisões do novo ministro foi extinguir a Secretaria Extraordinária para a Erradicação do Analfabetismo e paralisar convênios em andamento. Embora mantendo o mesmo nome do programa, "Brasil Alfabetizado", mudou radicalmente a concepção da erradicação para a mera alfabetização gradual, nos moldes do que já existe no País desde D. Pedro II.

O resultado foi o fracasso da alfabetização de adultos durante o governo Lula. Hoje, o Brasil tem quase o mesmo número de analfabetos que tinha em 1964: 15,9 milhões. Entre 2003 e 2008, o número variou de 16,4 milhões para 14,7 milhões, uma ligeira redução no número absoluto que corresponde à queda de 11,5% para 9,2% da população analfabeta. Entre 2007 e 2008, o número chegou a aumentar em 100 mil. Apesar de seu apoio às universidades federais e às escolas técnicas, o presidente Lula não vai deixar uma marca na redução - muito menos erradicação - do analfabetismo.

Agora, em 2009, os jornais voltam a falar em "puxão de orelha" no atual Ministro. Já não publicamente, e agora reclamando do pequeno resultado. É triste ver o presidente descobrir esse assunto tão tarde - cinco anos depois de ser fechada a Secretaria Extraordinária para a Erradicação do Analfabetismo, apesar dos alertas feitos ao longo dos últimos anos. Mais triste ainda é saber do risco da criação de um PAC da Alfabetização - um bom marketing -, em vez de simplesmente trazer de volta os projetos do governo Lula iniciados em 2003.

No futuro, dificilmente teremos um presidente com tanto carisma e poder de mobilização para atrair os desprovidos da alfabetização para a difícil tarefa de aprenderem a ler.

O momento era aquele, e era possível.

Fonte: Jornal do Commercio no Blog do Senador Cristovam Buarque

PGE e Ronda tratam da convocação de mais 2.500 aprovados em concurso da PM


O procurador geral do Estado, Fernando Oliveira, o coordenador do Programa Ronda do Quarteirão, coronel PM Joel Brasil, terão reunião a partir das 15 horas desta segunda-feira. Vai ser na sede da PGE e o objetivom é fechar toda a burocracia para a convocação de mais 2.500 aprovados do último concurso da Polícia Militar.
O certame ocorreu ano passado e, segundo o coronel Joel Brasil, a covocação será feita possivelmente neste ano. O Programa Ronda d Quarteirão já esá em todos os municípios da Região Metropolitana de Fortaleza e a meta em 2010 é expandir para o Interior.

Fonte: Blog do Eliomar de Lima

Programação do Centro Cultural BNB dia 14/12/2009




- 14h PROGRAMA DE RÁDIO: MPB, com Roberto Marques

Programa de Rádio semanal que traz uma refinada seleção de música popular brasileira. O programa faz parte de uma parceria entre o Banco do Nordeste e a Rádio Educadora do Cariri, que inclui um programação diária diversificada de segunda a sexta-feira de 14 às 15 horas.

Rádio Educadora do Cariri AM 1020. 60min.

- 19h IMAGEM EM MOVIMENTO

O Caldeirão da Santa Cruz do Deserto

O filme resgata a história do movimento religioso liderado pelo beato José Lourenço, destruído em 1936 por tropas de soldados e bombardeio aéreo, deixando o saldo de mais de mil camponeses mortos. Consciente de que a memória dos vencidos é feita de fragmentos, o realizador junta as poucas imagens existentes do acontecimento a depoimentos de sobreviventes e manifestações da cultura popular da região, para acentuar a dimensão política, além de religiosa, dessa experiência de socialismo católico primitivo. Direção: Rosemberg Cariry, CE, 1985. Cor. Documentário. 12 anos. 73min.

Local: Rua André Cartaxo, 443, Centro. Fone: 88 3523 4444


Fonte: Centro Cultural BNB Cariri no Blog do Crato

Período de Matrícula para o Curso de Pós-Graduação em História do Brasil


A secretaria do Curso de Pós-Graduação em História do Brasil informa que as matrículas para o referido curso estarão abertas no período de dezembro de 2009 a janeiro de 2010.

Mais informações 31021212, ramal: 2607

Fonte: Assessoria de Imprensa URCA

|
0

Governo do Piauí

Posted by Jeferson Antunes on 12/14/2009 09:25:00 AM in ,
O governo do Piauí abriu 100 vagas para agente penitenciário. A remuneração inicial é de R$ 1.800,37 para uma carga horária semanal de 44 horas (veja aqui o edital).

As vagas são para penitenciárias e casa de custódia em Altos, Bom Jesus, Campo Maior, São Raimundo Nonato e Teresina.

O candidato deve ter concluído curso superior em qualquer área, ser portador de carteira nacional de habilitação ou permissão para dirigir na categoria “B” no mínimo e ter idade máxima de 45 anos.

As inscrições devem ser feitas entre as 8h do dia 14 de dezembro até as 18h de 30 de dezembro pelo site www.uespi.br/nucepe. O valor da taxa de inscrição é de R$ 90,00.

A prova escrita objetiva será aplicada no dia 31 de janeiro de 2010 na cidade de Teresina, no horário das 8h30 às 13h30 (horário do Piauí).

O concurso ainda terá exame de aptidão física, exames de saúde, exame psicológico e investigação social do candidato.

Fonte: G1

Acesso à web aumentou 75,3% em três anos


Em 2005, 20,4% da população do Brasil tinha acesso à internet. Três anos depois, esse número cresceu 75,3%. No ano passado, 56,4 milhões de brasileiros com dez anos ou mais acessavam a internet (34,8%), contra 31,9 milhões no ano inicial da pesquisa. Os dados são de uma pesquisa do IBGE, que mapeia o uso da rede no País.
Os jovens são a maioria dos usuários, com aqueles entre 15 e 17 anos representando 62,9%. No entanto, ainda estamos longe de acabar com a exclusão digital dos estudantes: 40% deles (15 milhões) seguem sem opções de conexão.

A pesquisa mostra, no entanto, que pessoas de baixa renda também estão mais conectadas. As Lan houses passaram as conexões corporativas e assumiram o posto de segundo local de acesso à internet mais popular, sendo a escolha de 35,2% dos 26,6 milhões de brasileiros com mais de um ponto de acesso em 2008. Elas só perdem para as conexões domésticas, que são 57,1%.

No total, o IBGE apontou que 56 milhões de brasileiros acessaram a internet no ano passado, sendo que pouco menos da metade (47,5%) teve mais de um ponto disponível para a navegação.

Fonte: Coluna Link do Estadão

|

Copyright © 2009 Liberdade Acadêmica All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive.