0

Senado aprova vale-transporte para estagiários

Posted by Jeferson Antunes on 12/04/2009 08:47:00 AM in , , , , , , , ,
A Comissão de Assuntos Sociais do Senado aprovou na quarta-feira (2) a proposta que assegura o pagamento integral de vale-transporte a estagiários.
A proposta (PLS 216/06) é do senador Geraldo Mesquita Júnior (PMDB-AC) e recebeu decisão terminativa da comissão. O projeto agora segue para a Câmara dos Deputados.

O relator, senador Wellington Salgado (PMDB-MG), ressaltou que o valor da bolsa de estágio paga aos estudantes não é suficiente para cobrir as despesas com os deslocamentos.

No ano passado, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a Lei 11.788, de 25/09/2008, que regulamenta o estágio no país. No caso, a lei estipula que o auxílio transporte é opcional quando se trata de estágio obrigatório e compulsório quando não é obrigatório.

Além disso, a lei limita a carga horária dos estudantes, prevê bolsa-auxílio e férias remuneradas de 30 dias.

Fonte: G1 e Imagem do Blog Titica de Galinha

Alunos aprendem a investir, ganham concurso e estimulam colegas


A partir da iniciativa de professores em apostar em tarefas diferenciadas, dois grupos de alunos de escolas estaduais de São Paulo ganharam prêmios essa semana por projetos que desenvolveram fora da sala de aula. (Alunos comemoram vitória. (Foto: Foto: Divulgação))

Um dos grupos, composto por cinco alunos do 3º ano do ensino médio, foi o vencedor do prêmio Desafio BMF&Bovespa. A competição consistia em simular investimentos na bolsa de valores. “Essa vitória ajudou a se sentirem mais requisitados, respeitados e valorizados", disse o professor de matemática Antônio Dorival Pereira Leite.

Foi ele quem teve a idéia de inscrever os estudantes no prêmio e orientá-los durante a tarefa. O resultado também causou uma espécie de efeito dominó em outros jovens da escola, que ficaram orgulhosos com a vitória dos colegas, e passaram a se sentir mais confiantes de sua capacidade. “A confiança é primordial para o aprendizado”, avalia Antônio.

O professor conta que, em princípio, o grupo não queria participar. "Eles não se sentiam capacitados, sobretudo porque iam concorrer com alunos de escolas particulares”. Os cinco vencedores estudam na escola estadual Professor Tenente Ariston de Oliveira, localizada na zona sul da capital paulista.

Antônio diz que costuma apostar em atividades diferentes que estimulem o raciocínio lógico dos estudantes. "Eles nem sabiam o que era a Bovespa antes de entrarem no concurso”, complementa. "Agora há, entre eles, quem pense em se tornar investidor". (Prêmio BMFBovespa contou com a participação de escolas públicas e particulares. (Foto: Foto: Divulgação))

Cada um dos estudantes ganhou R$ 5 mil e a maioria deles vai guardar o dinheiro para a faculdade. “O mérito foi mostrar a esses jovens, que moram em região muito carente, que eles têm capacidade para fazer aquilo que quiserem”.

Política

Longe dos negócios e da matemática desta vez, outro exemplo de sucesso é o dos 60 alunos de Sorocaba (SP) que elaboraram um documentário sobre política no ano passado. Eles receberam o prêmio Construindo a Nação, do Instituto de Cidadania do Brasil, nesta semana. O “Apolitikós”, como foi batizado o filme, venceu outros 279 trabalhos inscritos.

O documentário foi elaborado entre agosto e setembro de 2008, por alunos do 1º ano do ensino médio e da 8ª série do ensino fundamental da escola estadual Ageu Pereira do Amaral. A professora de história que coordenou o trabalho, Célia Almeida, foi quem tomou a iniciativa de inscrever o trabalho.

“Atividades de campo estimulam a criatividade”, diz Célia. Os estudantes saíram às ruas da cidade questionando os moradores sobre candidatos preferidos, partidos e projetos políticos. “Eles se surpreenderam porque a maioria era desinformada”.

A idéia agora, conta a professora, é apresentar o filme a alunos de outras escolas para trazer discussões sobre a importância da consciência política. “O objetivo não é levantar discussões partidárias, mas conscientizar os jovens sobre a importância do voto e lembrá-los de que ele não acaba na urna”, finaliza.

Fonte: G1

Quer cobrar? Lista do Twitter dos políticos.


SENADORES

- Aloizio Mercadante (PT-SP) - @mercadante
- Alvaro Dias (PSDB-PR) - @alvarofdias
- Cesar Borges (PR-BA) - @SenCesarBorges
- Cristovam Buarque (PDT-DF) - @Sen_Cristovam
- Delcidio Amaral (PT-MS) - @Delcidio
- Demóstenes Torres (DEM-GO) - @demostenes_go
- Fátima Cleide (PT-RO) - @SenadoraFatima
- Flavio Arns (PSDB-PR) - @FlavioArnsPR
- Flexa Ribeiro (PSDB-PA) - @flexaribeiro
- Garibaldi Filho (PMDB-RN) - @garibaldifilho
- Inácio Arruda (PCdoB-CE) - @inacioarruda
- João Pedro (PT-AM) - @joaopedrosenado
- José Agripino (DEM-RN) - @joseagripino
- Marconi Perillo (PSDB-GO) - @marconiperillo
- Marisa Serrano (PSDB-MS) - @Marisa_Serrano
- Paulo Paim (PT-RS) - @paulopaim
- Raimundo Colombo (DEM-SC) - @RaimundoColombo
- Rosalba Ciarlini (DEM-RN) - @RosalbaCiarlini
- Serys Slhessarenko (PT-MT) - @Serys
- Tasso Jereissati (PSDB-CE) - @TassoJer
- Valter Pereira (PMDB-MS) - @valter_pereira

Deputados federais do Ceará (CE)

- Chico Lopes (PCdoB-CE) - @Chico_Lopes
- Ciro Gomes (PSB-CE) - @CiroFGomes
- Eunício Oliveira (PMDB-CE) - @Eunicio
- José Airton Cirilo (PT-CE) - @JoseAirtonPT
- José Chaves (PTB-CE) - @dep_josechaves
- José Guimarães (PT-CE) - @guimaraes13
- Paulo Henrique Lustosa (PMDB-CE) - @paulohelustosa

Deputados estaduais Ceará (CE)

- Edson Silva (DEM-CE) - @DepEdsonSilva
- Heitor Férrer (PDT-CE) - @Heitor_Ferrer
- Lívia Arruda (PMDB-CE) - @liviaarruda
- Tomás Figueiredo Filho (PSDB-CE) - @tomasfigueiredo

GOVERNADOR

- Cid Gomes (PSB-CE) - @cidfgomes

MINISTÉRIOS

- Ministério da Saúde - @msinfluenzaa
- Ministério da Cultura - @CulturaGovBr
- Ministério do Trabalho - @TrabalhoGovBr

PARTIDOS POLÍTICOS

- PSDB-SP - @psdbsp
- PSDB Jovem - @psdbjovem
- PSDB-MG - @psdbmg
- Partido Verde - @partidoverde
- Partido Verde-SC - @partidoverdesc
- PT-PI - @ptpiaui
- PT-CE - @ptceara
- Juvetude Democratas - @juventudedem
- PTB - @ptb14
- PPS - @pps23
- PR-SP - @pr22sp
- Juventude PSDB (SP) - @jpsdbsaopaulo
- Partido Pirata - @partidopiratabr (*não é um partido institucional)
- PC do B - @PCdoB_Oficial
- PT-SP - @ptpaulista
- PT - @PTrabalhadores
- PT - @PT_13
- PRB-SP - @prb10sp
- PC do B-Curitiba - @PCdoB_Ctba
- PT-RO - @ptrondonia
- PRB - @PRB10
- PRB-MG - @PRB10MG
- PMDB-RO - @pmdb_ro
- PT-RO - @ptrondonia

Fonte: Coluna Link do Estadão

Justiça aceita denúncia contra Maluf e Tuma em caso de ocultação de cadáveres


A Justiça de São Paulo aceitou a denúncia do Ministério Público Federal contra o ex-prefeito paulistano Paulo Maluf e contra o senador Romeu Tuma (PTB-SP) pelo caso de ocultação de corpos de presos políticos mortos durante a ditadura militar.

Na época, Tuma chefiava o Deops (Departamento Estadual de Ordem Política e Social).

Também são réus na ação o ex-prefeito de São Paulo Miguel Colassuonno, o ex-chefe do necrotério do IML (Instituto Médico Legal) de São Paulo Harry Shibata e o ex-diretor do Serviço Funerário de São Paulo, Fábio Pereira Bueno.

Se forem condenados, eles podem perder os mandatos e as aposentadorias.

Quando a ação foi proposta, Paulo Maluf, que hoje é deputado pelo PP de São Paulo, disse, em nota, que a acusação era ridícula, mentirosa e caluniosa.

O senador Tuma disse que só vai se manifestar depois de conhecer os termos da ação.

Pereira Bueno declarou que vai prestar esclarecimentos quando for chamado pela Justiça.

Colassuonno também não quis se manifestar agora, e Shibata não foi localizado.

Fonte: G1 imagens G1 e Globo.com

'Tropa de elite 2' começa a ser rodado no final de janeiro


O filme "Tropa de elite 2", sequência do fenômeno nacional de 2007, vai começar a ser rodado na terceira semana de janeiro, no Rio, de acordo informações de produtores do longa-metragem.

A previsão é de que "Tropa 2", dirigido por José Padilha, chegue às salas de cinema brasileiras dia 13 de agosto de 2010.

O protagonista Capitão Nascimento, interpretado por Wagner Moura, estará de volta na continuação, segundo informações do jornal O Globo. Moura deve trabalhar também como coprodutor no filme.

A trama da sequência começa 15 anos depois do final do primeiro filme e mostra o crescimento do Batalhão de Operações Policiais Especiais do Rio (Bope) e a formação das milícias na cidade.

Com orçamento aproximado de R$ 16 milhões, "Tropa 2" tem roteiro assinado por Braulio Mantovani, que escreveu o primeiro longa, e será novamente fotografado por Lula Carvalho.

O filme original conseguiu notoriedade ao se tornar um sucesso inicialmente no mercado pirata de DVDs. Estima-se que mais de 10 milhões de pessoas tenham assistido à versão não-oficial da produção. Nos cinemas, a produção ultrapassou os 2 milhões de espectadores. O longa abocanhou vários prêmios, sendo o principal deles o Urso de Ouro, do Festival de Berlim.

Fonte: G1

Nação Zumbi vai gravar DVD ao vivo com convidados


A banda pernambucana Nação Zumbi vai receber artistas convidados na Praça do Marco Zero, no Recife, para a gravação de um DVD ao vivo na próxima quarta-feira (9). O show terá músicas de todos os discos do grupo.

Arnaldo Antunes, Paralamas do Sucesso, Siba e Fred 04, do Mundo Livre S/A, participam do projeto. O evento acontece durante a Feira Música Brasil 2009.

Fonte: G1

Prefeitura de Salvador (BA) encerra inscrição para 143 vagas para o Samu


A Prefeitura de Salvador encerra as inscrições nesta sexta-feira (4) para processo seletivo simplificado com 143 vagas no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). São oferecidas vagas temporárias para médico regulador (25), médico intervencionista (49), técnico de enfermagem-motociclista (24), rádio operador (13) e telefonista auxiliar de regulação médica (32) - veja aqui o edital.

Os interessados devem fazer a inscrição no posto instalado na Secretaria Municipal de Planejamento, Tecnologia e Gestão (Seplag), na Avenida Vale dos Barris, nº 125 – Barris, das 9h às 17h, até o dia 4 de dezembro.

A carga horária para os cargos de médico regulador e intervencionista é de 24 horas semanais, com remuneração mensal de R$ 3.528,00. Para as demais funções, a carga horária exigida é de 36 horas, com salário de R$ 980,70 para técnico de enfermagem, e de R$ 624,75 para rádio operador e telefonista auxiliar de regulação médica.

A seleção pública compreenderá as etapas de avaliação de títulos, capacitação inicial de 50 horas – ambas as fases de caráter eliminatório e classificatório – e exame médico pré-admissional (eliminatório). A prova de títulos levará em consideração a análise dos cursos realizados pelo profissional, assim como o tempo de experiência de trabalho.

No ato da inscrição, o candidato deverá preencher requerimento e apresentar documento de identidade; documentação comprobatória de atendimento ao pré-requisito de escolaridade exigido para a função disputada; curriculum vitae (original e devidamente assinado pelo candidato), além de comprovantes dos cursos, habilitações e experiências declaradas, para viabilizar a avaliação de títulos.

Para disputar as vagas de médico regulador ou intervencionista, o candidato terá de comprovar graduação em curso de medicina e experiência mínima de seis meses no atendimento a emergências ou atuação na área de medicina intensiva nos últimos dois anos.

A função de técnico de enfermagem-motociclista exige curso técnico em enfermagem, experiência mínima comprovada de um ano em unidade de emergência (ou unidade de medicina intensiva), além de carteira de habilitação categoria “A”, também com experiência mínima comprovada de um ano.

Quem concorrer ao cargo de rádio operador precisa ter nível médio completo e curso de teleatendimento ou experiência mínima de seis meses na função de rádio operador/telefonista (ou ainda em serviço de telemarketing).

Já o candidato que concorre às vagas de telefonista auxiliar de regulação médica, além do curso de nível médio completo, terá de comprovar o cumprimento de requisitos de experiência mínima de seis meses como telefonista ou atuação na área de telemarketing.

O novo processo seletivo será realizado pela Seplag e Secretaria Municipal da Saúde (SMS). Terá prazo de validade de um ano, contado a partir da data de homologação do resultado final, com possibilidade de prorrogação por igual período, em caso de necessidade.

Fonte: G1

|

0 Comments

Postar um comentário

Copyright © 2009 Liberdade Acadêmica All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive.